pacca@diagnosticobucal.com.br

Orientando os pacientes

Cirurgia Ortognática / Reconstrutiva

O que é cirurgia ortognática?

cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico da face. Quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico, uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes, faz-se necessário uma correção óssea por meio da cirurgia ortognática.

As deformidades dos ossos da face podem se originar de distúrbios de crescimento, síndromes e anomalias específicas, traumas na face, ou serem de origem genética, dentre outros fatores. Essas alterações podem estar localizadas num osso, como no prognatismo mandibular (mandíbula grande) ou no retrognatismo mandibular (mandíbula pequena), sendo que muitas vezes é um problema combinado, associando o maxilar superior à mandíbula. Por exemplo, quando a mandíbula for grande e o maxilar superior for pequeno, será necessária a cirurgia ortognática para operar os dois ossos, com o posicionamento da mandíbula para trás e do maxilar superior para a frente.

O paciente deverá realizar uma documentação ortodôntica completa antes da cirurgia ortognática, em clínica especializada em radiologia odontológica, para que os profissionais (cirurgião bucomaxilofacial e ortodontista) analisem as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico-cirúrgico-ortodôntico. Isto é, inicia-se com a ortodontia preparando os dentes por período que varia de seis meses a um ano (primeira etapa), a partir daí planeja-se a cirurgia ortognática, fazendo uma moldagem de estudo e confeccionando modelos de gesso e montagem em articulador; opera-se o paciente e, logo que se recupere, o ortodontista realizará os últimos ajustes na oclusão.

Antes da cirurgia ortognática, o paciente deverá realizar alguns exames complementares. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, envolvendo normalmente dois cirurgiões, um instrumentador e uma equipe multidisciplinar. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia ortognática e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao paciente na manhã do dia seguinte.

A correção das deformidades faciais por meio da cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos pacientes operados, com sensível melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporomandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social. A cirurgia ortognática moderna busca um equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e da beleza estética.

Com qual idade pode-se fazer a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática está indicada para pessoas a partir dos 17 anos, (momento em que o crescimento dos ossos faciais já está no final. Caso haja dúvida, o cirurgião pode solicitar exames específicos para avaliação da idade óssea antes da cirurgia ortognática.

Existe alguma prevenção para as deformidades faciais?

Depende. Existe uma especialidade odontológica chamada Ortopedia Funcional dos maxilares, que trata preventivamente as deformidades faciais auxiliando o crescimento facial correto em pacientes em idade infantil. Porém, em alguns casos de herança genética, esta prevenção pode não ser suficiente.

Prof. Dr. Francisco Pacca

Cirurgião Bucomaxilofacial

 

Vídeos

Retrognatismo

Cirurgia Ortognática Bimaxilar


Prognatismo Mandibular

Mentoplastia

Mordida Aberta