pacca@diagnosticobucal.com.br

Implantes osseointegrados

O que são implantes osseointegrados?
Implantes osseointegrados são componentes normalmente na forma de um parafuso, produzidos em titânio e introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são instalados dentes que podem ser em porcelana, resina ou qualquer tipo de material estético semelhante a um dente natural.

O que existe de mágico no titânio?
O titânio é um material especial, usado em ortopedia há muitas décadas e que a odontologia também usa para fazer os implantes osseointegrados. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica, muito pelo contrário. Ele é reconhecido pelas células ósseas, como um elemento biocompatível, ocasionando uma união ou uma colagem com o tecido ósseo, chamada de osseointegração.

Existe contraindicação quanto à idade?
Não existe limite de idade para a realização dos implantes osseointegrados: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode fazer implantes.

Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível e assim ser possível a realização de implantes osseointegrados?
Sim. Atualmente as técnicas e os materiais de enxertia óssea estão muito desenvolvidos, proporcionando total eficiência para os casos de pacientes com pouco osso para a realização de implantes osseointegrados.

Quanto tempo dura a cirurgia para instalar o implante?
Normalmente entre 60 a 90 minutos. Somente em casos excepcionais esse tempo é pode ser maior.

Quais os riscos cirúrgicos?
Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo.

A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?
Para os casos de próteses totais, elas são colocadas 3 ou 4 dias após a cirurgia e, em casos de próteses parciais, muitas vezes, não fica nenhum dia sem a prótese. Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitiva.

A prótese fixada por implantes é melhor que as convencionais “ponte móvel” e “dentadura”?
A exemplo das próteses fixadas sobre os dentes, as fixadas sobre os implantes têm como maior vantagem não se soltarem durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficiência.

Os resultados estéticos são bons após os implantes osseointegrados?
Sim, com a tecnologia atual conseguimos, na grande maioria das vezes, uma estética perfeita.

Quanto tempo dura um implante? 
O objetivo é que o implante osseointegrado dure a vida toda, como em substituição da raiz de um dente.

Qual a chance de dar certo um implante osseointegrado?
Os trabalhos científicos atuais dizem que o índice de sucesso dos implantes atinge 97%.

 Do que depende o sucesso do implante?
De vários fatores, mas o principal é a observância do protocolo (receita completa de como e quando se faz o implante). É necessário que o profissional seja meticuloso e treinado na técnica.

Qual o custo de um implante odontológico?
Atualmente os implantes odontológicos estão bastante acessíveis, mas é importante a avaliação de caso a caso, até por que existem vários modelos de implantes, portanto o bom profissional deverá avaliar e orientar o paciente qual o modelo mais adequado para o caso, chegando em um equilíbrio do custo-benefício.


Prof. Dr. Francisco Pacca
Cirurgião bucomaxilofacial e diretor-proprietário da Clínica Instituto do Sorriso.


Deixe seu comentário